Opinião

O significado da palavra “corrupção” no Amazonas vítima da Maus caminhos

O dicionário da língua portuguesa dá várias definições para a palavra “corrupção”, o mais conhecido diz que a palavra significa ato ou efeito de subornar uma ou mais pessoas em causa própria ou alheia, geralmente com oferecimento de dinheiro; suborno.

Mas a operação batizada como “Maus caminhos” em sua primeira fase e “Custo político” na nova fase deflagrada ontem (13) pela Polícia Federal, Ministério Público Federal e Controladoria Geral da União, em que começam a ser desmascarados agentes públicos que participaram do desvio de mais de R$ 110 milhões da saúde, está nos mostrando um significado menos conhecido da palavra corrupção.

Ainda segundo o dicionário da língua portuguesa, “corrupção” também quer dizer deterioração, decomposição física de algo; putrefação. Esse sim, o significado perfeito para o que aconteceu com as milhares de vítimas de um verdadeiro grupo de extermínio que se instalou na saúde pública do Amazonas.

Leia também

+ Confira os nomes de todos os presos na operação “Custo Político”

+ Presos na operação Custo Político cogitam delações premiadas e geram pânico

+ Dinheiro desviado da saúde pagava até “amante”do irmão de José Melo, diz MPF

Não há mais como negar, cada paciente, cada família enlutada, cada filho sem pai ou mãe e cada pai e mãe sem seu filho, mortos em virtude da precariedade do serviço público do Amazonas nos últimos anos é vítima de assassinato. Quem não lembra do caso dos gêmeos nascidos prematuros em Jutaí, no interior do Amazonas, tratados com garrafas pet por falta de equipamentos? Uma das crianças morreu!

É possível até calcular o número de vítimas. Apenas entre os pacientes renais crônicos, foram mais de 150. Entre as crianças cardiopatas, que já tiveram um centro de referencia para se tratar no Amazonas, mais de 40 vidas se perderam, as estatísticas de mortos pelo câncer sem sequer receber o resultado de suas biopsias estão escondidas mas existem. Basta parar contar.

Profissionais da saúde, de todas as áreas e níveis, se revelaram verdadeiros heróis nesse período em que também foram saqueados, merecem aplauso e reconhecimento.

E agora que o Amazonas conhece um novo significado para a palavra “corrupção”, nos resta esperar que todos, incluindo aqueles que se acham inalcançáveis, experimentem o melhor significado para a palavra “justiça”.