Brasil

Lula e PT escolhem Fernando Haddad para ser o vice e ‘plano B

O PT anunciou neste domingo (5.ago.2018) que o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad será o vice de Luiz Inácio Lula da Silva na chapa que concorrerá ao Palácio do Planalto. O anúncio foi realizado logo após o ex-presidente enviar uma carta ao partido defendendo o nome de Haddad

A escolha foi chancelada pela Executiva do partido, comandada pela presidente da sigla, Gleisi Hoffmann.

Com a decisão, o PT deixa claro que o ex-prefeito de São Paulo é o plano B caso a candidatura do ex-presidente seja negada pelo TSE (cenário mais provável e praticamente irreversível neste momento).

A legenda também conseguiu fechar 1 acordo com o PC do B, que deve retirar a candidatura de Manuela d’Ávila e compor a chapa junto com Pros e PCO. Os comunistas haviam reafirmado neste domingo a candidatura própria de Manuela à Presidência, mas voltaram atrás após reunião realizada durante a noite em São Paulo.

HADDAD CABEÇA DE CHAPA EM SETEMBRO
A estimativa de advogados eleitorais é de que a candidatura de Lula seja negada pelo Tribunal Superior Eleitoral no início de setembro (leia aqui uma análise sobre o assunto) com base na condenação do petista em 2ª Instância. Caso isso seja confirmado, Haddad poderia vir a ser o cabeça de chapa do PT.