Amazonas Economia Política

Cotado para a fazenda no governo de Wilson fiscalizou contrato do próprio sócio com o Governo do Amazonas

No dia 17 de julho de 2013, o ex-secretário da fazenda (SEFAZ) Afonso Lobo contratou o consultor Samy Dana, para realizar mapas e estudos sobre o setor econômico do estado do Amazonas, através de um despacho que tornou o processo licitatório inexigível. O valor do contrato foi de R$ 540.000,00 divididos em 12 parcelas de R$ 45.000,00.

O contrato sem licitação previa em sua clausula terceira, a fiscalização da prestação de serviços através de representante especialmente designado`. A coincidência fica por conta de que o servidor escolhido por Lobo para fiscalizar o serviço prestado por Samy Dana, foi o do seu futuro sócio na ASR Consultoria em Gestão Empresarial LTDA, Alex Del Giglio.

Alex Del Giglio responde no Tribunal de Contas do Estado (TCE) por supostas irregularidades praticadas no período em que foi diretor-presidente da AFEAM  (Agência de Fomento do  Amazonas), de 22 de novembro de 2016 a 11 de maio 2018. As denúncias incluem acúmulo de remunerações no governo: sociedade em empresas (vetado ao cargo) e recolhimento de dinheiro público para depósito do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e contas dos membros da diretoria da AFEAM

Preferido para assumir a SEFAZ

Del Giglio, que entre 2016 e 2018, ocupou a presidência da Agência de Fomento do Amazonas (AFEAM), esta chefiando a equipe de transição do Governo Wilson Lima na área da fazenda. Ele e cotado para assumir a SEFAZ no novo governo, com o apoio de Afonso Lobo, vale lembrar, preso pela Policia Federal na operação Maus Caminhos.

Relações temerárias

Documentos obtidos com exclusividade pelo Observatório Manaus, demonstram que a relação empresarial entre Del Giglio e Samy Dana não se restringem apenas à sociedade na empresa ASR Consultoria em Gestão Empresarial LTDA, iniciada em 2015, pouco mais de 1 (um) ano após o fim do contrato de Samy com a Sefaz.

Rosemeire Camilo Nunes Del Giglio, esposa de Alex Del Giglio, também se tornou sócia de Samy Dana pouco tempo depois que seu marido fiscalizou seu contrato com o Governo do Amazonas. A Serendipe Editora LTDA, com sede em São Paulo, foi aberta em outubro de 2015 e tem Rosemeire como sócia administradora.

 

Confira a íntegra do contrato clicando aqui.