Trump esnoba reunião com presidente do México: ‘Teria sido inútil’

por Alex Mendes
Trump esnoba reunião com presidente do México: ‘Teria sido inútil’

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (26) que as negociações com o presidente mexicano Enrique Peña Nieto – agora canceladas – teriam sido “infrutíferas” se o México não está disposto a pagar pelo muro ao longo da fronteira comum entre os dois países.

 

“O presidente do México e eu concordamos em cancelar nossa reunião planejada para a próxima semana”, disse Trump a deputados republicanos em um retiro na Filadélfia, segundo citado pela AFP.

“A menos que o México vá tratar os Estados Unidos com justiça e com respeito, tal reunião seria infrutífera, e eu quero seguir um caminho diferente”, acrescentou o líder norte-americano.

Depois da pressão popular e midiática, Peña Nieto anunciou mais cedo nesta quinta-feira que não compareceria à reunião que teria com Donald Trump em Washington na próxima terça (31).

Pelo Twitter, o mandatário mexicano disse que informou a Casa Branca da decisão ainda pela manhã.

Peña Nieto, porém, não descartou a possibilidade de um novo encontro entre ele e o presidente dos EUA acontecer no futuro. O secretário de imprensa da Casa Branca, Sean Spicer, também afirmou que os EUA estão tentando remarcar o encontro e que manterão “as linhas de comunicação abertas”.

O cancelamento da reunião acontece como reação à ordem executiva assinada ontem por Trump autorizando o início da construção do polêmico muro entre os EUA e o México. Trump e partidários insistem em dizer que os mexicanos vão reembolsar os norte-americanos pela obra.

Segundo o The Washington Post, o dinheiro viria de um plano de reforma tributária corporativa. Assim, todas as importações mexicanas que entram nos EUA estariam sujeitas ao imposto de 20%, mas as exportações teriam o imposto reembolsado. (SputnikBrasil)

Leia também