“Transformando a empresa através da Liderança Lean” é o tema do próximo Fórum dos Presidentes da ABRH-AM

por Alex Mendes
“Transformando a empresa através da Liderança Lean” é o tema do próximo Fórum dos Presidentes da ABRH-AM

Atualmente, em um cenário político e socioeconômico adverso como o brasileiro, é preciso encontrar ferramentas, processos e metodologias que contribuam para conquistar e fortalecer equipes no ambiente profissional. Dessa forma, a Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Amazonas (ABRH-AM), aposta no estilo de Liderança Lean, que pode ser aplicado tanto em áreas produtivas com em áreas administrativas, como forma de transformação cultural, para garantir a sustentabilidade das organizações, exigindo novas habilidades dos líderes, que têm papel fundamental na mudança das práticas, modelos mentais e atitudes.

 

Na sétima edição do Fórum dos Presidentes, que acontecerá no dia 11 de abril (terça-feira), das 14h00 às 18h00, a expectativa da ABRH-AM é trazer mais de 60 presidentes de corporações ao Novotel e aproximá-los, cada vez mais da importância da visão dos líderes empresariais, do papel e da atuação estratégica de Recursos Humanos.

 

A importância de um líder lean na organização

A liderança lean leva a uma mudança no estilo de gestão, através das cinco dimensões da transformação lean: propósito, processos, sistema de gestão e liderança, capacitação das pessoas e modelos mentais, tendo o líder papel fundamental no alinhamento em torno de uma situação futura que precisa ser alcançada.

Implica em repensar a maneira como se lidera, gerencia e desenvolve pessoas. E é através do pleno engajamento das pessoas envolvidas com o trabalho que se consegue vislumbrar oportunidades de melhoria e ganhos sustentáveis. Toda iniciativa lean precisa estar embasada em propósitos claramente definidos e orientados à criação de valor para o cliente.

Para se desenvolver um líder lean é necessário que ele analise seu comportamento e crenças, assim como de sua equipe. A partir daí pode-se avaliar o sucesso da implementação do processo, que será positivo conforme uma mudança de cultura organizacional.

 

Dinâmica alia técnica e prática

Para este evento a ABRH-AM prepara uma dinâmica que conduzirá os presentes a pensarem conjuntamente a respeito do cenário corporativo, buscando sinergias e novas possibilidades nos planos de trabalho dos gestores de pessoas. Tornando-se um espaço para que as lideranças reflitam sobre a necessidade de mudar paradigmas e suas expectativas em relação à contribuição da área de RH neste processo, de forma que agregue mais valor aos resultados e a eficiência organizacional.

 

Carreira internacional marca a experiência do palestrante

Para comandar o evento, foi convidado José Roberto Ferro, que é presidente e fundador do Lean Institute Brasil em 1998. “Senior Advisor” do Lean Enterprise Institute dos EUA. Membro do Comitê Executivo da Lean Global Network, entidade que congrega institutos sem fins lucrativos em 16 países dedicados à disseminação da filosofia lean. Já ministrou palestras em 28 países e apoiou diretamente a transformação lean em mais de uma centena de empresas em vários países. Além disso, José Roberto fez parte da equipe de pesquisa do MIT (Massachusetts Institute of Technology), na qual o termo Lean foi cunhado e apresentado no livro “A Máquina que mudou o mundo” em 1990, projeto de pesquisa sobre a indústria automobilística mundial. O palestrante é engenheiro de Produção, mestre e doutor em Administração, além de ter atuado como professor universitário.

 

ABRH-AM atuando em prol da região

A Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Amazonas é uma organização sem fins lucrativos, integrante da ABRH Brasil com cinco décadas de atuação no país e representação internacional.

Fundada em 10 de maio de 2000, a ABRH-AM surgiu do empenho de um grupo de profissionais comprometidos com o desenvolvimento de pessoas no Amazonas. Tem como prioridade a realização de projetos e programas que atendam aos anseios de colaboradores, gestores e das organizações. É uma marca fortalecida pela sua atuação, com credibilidade nos projetos que realiza e participa, além de ser referência no segmento.

O evento é direcionado aos representantes de empresas de diversos segmentos, como indústria, comércio, serviços e órgãos públicos.

 

 

INFORMAÇÕES

Data: 11/04/2017 (terça-feira)

Horário: 14h00 às 18h00

Local: Novotel – Distrito – Av. Mandii, 3, Distrito Industrial

Contato de Imprensa: Mirinéia 99146-0405 | 3238-5386

Leia também