Nicolás Maduro promete armar civis venezuelanos e desafia presidente da Colômbia

por admin
Nicolás Maduro promete armar civis venezuelanos e desafia presidente da Colômbia

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acusou nesta segunda-feira seu homólogo colombiano, Iván Duque, de liderar uma ação militar contra seu governo. O venezuelano também prometeu armar “até os dentes” 1,6 milhão de civis.

“Ele (Duque) pessoalmente dirige a preparação de ações contra a Venezuela, denuncio isto ao mundo. Age com o apoio e o financiamento da Casa Branca”, disse Maduro durante parada militar para recordar a morte de Simón Bolívar, em 1830, e a criação da Milícia Bolivariana, em 2009.

“Por sua ambição, por seu egoísmo, por seu ódio contra a Venezuela, por tua imaturidade, não está preparado para ser (…) presidente da Colômbia”, declarou Maduro sobre Duque.

Maduro tem elevado o tom contra Estados Unidos, Colômbia e Brasil, países que acusa de colocar em andamento um plano para derrubá-lo ou assassiná-lo. O venezuelano se prepara para iniciar um segundo mandato, a partir de 10 de janeiro, cuja legitimidade é questiona pela maior parte da comunidade internacional.

Segundo Caracas, o complô inclui o treinamento de tropas nos Estados Unidos para tomar bases militares na Venezuela, e de mercenários na Colômbia para simular ataques de tropas venezuelanas aos países vizinhos.

Leia também