Saúde vive um caos com mais 70 licitações suspensas por Wilson Lima

por Alyne Araújo
Saúde vive um caos com mais 70 licitações suspensas por Wilson Lima

Os problemas da saúde no Amazonas não são poucos e não param de crescer. Prova disso é que o governador Wilson Lima suspendeu 70 licitações da Secretaria de Estado da Saúde (Susam). No entanto, fontes da pasta informaram ao Observatório Manaus que há fraudes nos bastidores.

Segundo as fontes, que preferiram não se identificar, o governo faz o plano de compras para o ano subsequente de todas as unidades de saúde. O governo deveria ter aprovado o plano de compras, feito em outubro, para não faltar material no início do outro ano. “Mas não deixaram continuar e cancelaram tudo. Por isso, está este caos todo. Quisera cancelar o plano para fazer as compras em caráter de emergência”, afirmou.

A fonte explicou ainda que, as licitações são interrompidas porque somente dessa forma é possível fazer os pedidos com emergência. “É mais fácil para o governo decretar estado de calamidade e superfaturar os contratos, como foi o caso do soro no início do ano, mas que não deu certo”, acrescentou.

Entre as licitações canceladas estão aquisição de material hospitalar, contratação de serviços laboratoriais especializados em patologia clínica, aquisição de equipamentos como Tubo Endotraqueal com Balão, Sistema de Drenagem de Tórax, Fio de Kirschneer e outros, cateter, coletor de urina, e outros produtos essenciais para manter a qualidade do atendimento na saúde.

Leia também