geral Mundo

Radialista é demitido após comparar bebê de Harry e Meghan a chimpanzé

Um locutor de rádio foi demitido da rede britânica BBC por publicar no Twitter o que depois chamou de “piada estúpida impensada” sobre o bebê do príncipe Harry com a duquesa Meghan Markle. O casal apresentou o filho ao público nesta quarta-feira e confirmou que ele se chamará Mountbatten-Windsor. Em tuíte agora apagado, o apresentador Danny Baker comparou o menino a um macaco e foi acusado de discriminar as raízes negras de Meghan.

Baker publicou no Twitter a imagem de um casal de mãos dadas com um chimpanzé.

“Bebê real deixa o hospital”, escreveu na legenda.

Meghan Markle é filha da psicoterapeuta negra Doria Ragland e ficou conhecida por defender sua origem negra. O casamento do duque e da duquesa foi marcado por símbolos de valorização da cultura negra. Archie Harrison é o primeiro bebê interracial da História moderna da realeza britânica.

Um porta-voz da BBC destacou que o locutor errou e contrariou os valores que a estação de rádio defende. Ele confirmou que Baker não apresentará mais um programa na rede.

Alvo de críticas nas redes sociais, Baker destacou que não achava que pessoas negras se pareciam com chimpanzés. Destacou que a imagem em si, na visão dele, era engraçada, exceto no contexto racista, e que a usaria para o nascimento de qualquer bebê da realeza ou da política britânicas.

Mais tarde, o locutor pediu desculpas nas redes a Archie e reconheceu o erro “grotesco”.

EXTRA