Câmara analisa nesta quinta sugestões de mudança no texto-base da Reforma da Previdência

por Naief Queiroz
Câmara analisa nesta quinta sugestões de mudança no texto-base da Reforma da Previdência

A Câmara analisa nesta quinta-feira (11) 14 propostas de alteração no texto-base (destaques) da reforma da Previdência, que foi aprovado na quarta-feira (10), por 379 votos a favor e 131 contra (…). A sessão deve começar ainda pela manhã.

A análise dos destaques apresentados pelos partidos para alterar pontos específicos da proposta é necessária para concluir o primeiro turno de votação, antes de ser feita uma segunda análise do texto no plenário. Só após o segundo turno a matéria pode ser encaminhada para análise do Senado.

Um destaque chegou a ser rejeitado após a votação do texto principal na quarta-feira (leia mais ao final da reportagem), e outros 14 ficaram pendentes de análise. Os destaques são o instrumento que os deputados têm para alterar o texto do relator, quando não concordam com a forma como ele tratou determinado ponto da proposta ou quando desejam discutir mais um ponto divergente.

A reforma da Previdência é considerada uma das principais apostas da equipe econômica para sanear as contas públicas.

Antes do anúncio do resultado da votação do texto-base, o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), deixou a mesa e foi à tribuna para discursar. Ele defendeu a reforma e a democracia.

Leia também