Julgamento do prefeito de Tapauá deve acontecer no próximo dia 9

por admin
Julgamento do prefeito de Tapauá deve acontecer no próximo dia 9

Previsto para acontecer no último dia 2, o julgamento do prefeito de Tapauá (a 450 quilômetros de Manaus), José Bezerra Guedes (MDB), dos secretários municipais e de 10 vereadores, deverá ser realizado na próxima terça-feira, 9. Eles são acusados de desviarem, aproximadamente, R$ 62 milhões da saúde e educação. Os movimentos Direita Norte, Endireita Amazonas, Direita Zona Leste, entre outros, farão uma manifestação de apoio ao município.

O líder do movimento Endireita Amazonas, o economista Felipe Silva, informou que esta é a sexta vez que a desembargadora Joana Meireles, que preside o processo, adia o julgamento. O julgamento foi adiado nos dias 4, 11, 18 e 25 de junho, e no último dia 2 de julho. “E a segunda vez que ela adia e não justifica os motivos. Vamos fazer pressão no judiciário pedindo que eles façam o julgamento sem adiamentos”, desabafou. 

Silas Cidade, lider do movimento Direita Zona Leste, comentou que aguarda um resultado positivo do julgamento. “Nós esperamos que o povo de Tapauá tenha a sua tão agauardada liberdade. Acreditemos no TJAM e em uma Tapauá sem corrupção”enfatizou. 

O prefeito José Bezerra, também conhecido como “Zezito”, e os demais denunciados são acusados de desviarem, aproximadamente, R$ 62 milhões que seriam destinados a Saúde e a Educação no município de Tapauá, interior do Amazonas. Conforme as investigações do Ministério da Transparência, Controladoria Geral da União (CGU), Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e Polícia Civil, foram descobertos desvios milionários. 

Na ação, as autoridades identificaram crimes de peculato, corrupção, lavagem de dinheiro e abuso de autoridade. A Ação Penal contra o atual prefeito Tapauá/AM, José Bezerra Guedes, o “Zezito”, tramita no Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), com o objetivo de apurar a prática do crime de corrupção e de integrar organização criminosa, estando as condutas denunciadas também atreladas a esse processo.

Leia também