Moradores de unidades de conservação participam de formação de brigadistas para combate a queimadas

por Naief Queiroz
Moradores de unidades de conservação participam de formação de brigadistas para combate a queimadas

Dezoito moradores de unidades de conservação estaduais participaram de formação de brigadistas voluntários, entre os dias 12 e 22 de julho, na comunidade Delícia, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Madeira, município de Manicoré (a 332 quilômetros de Manaus). Além de comunitários da RDS do Rio Madeira, foram capacitados também moradores da RDS do Igapó-Açu.

O trabalho é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) com o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CMBAM), por meio do Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente (BIFMA), e com a Prefeitura de Manicoré.

De acordo com a gestora da RDS do Rio Madeira, Amanda Gomes, a capacitação de comunitários tem como principal objetivo fazer com que esses moradores consigam atuar dentro da reserva, desde a orientação quanto ao combate de pequenos focos. “Eles foram capacitados em uma das áreas que mais tem foco de calor dentro da reserva, e a partir de agora eles poderão auxiliar e diminuir esses focos”, disse. 

Entre os temas abordados estão orientações sobre como atuar no combate aos focos de calor, já que no segundo semestre o clima mais seco contribui para a propagação do fogo. A atividade contou também com uma introdução a incêndios florestais, orientações com bússola e GPS, técnicas e táticas de combate a incêndios, atividade prática com estes materiais, técnicas de primeiros socorros, transporte de vítimas, além de uma prática de combate a esses incêndios. 

Como denunciar – Os casos de queimadas irregulares podem ser denunciados ao Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) por meio dos telefones (92) 2123-6715 e (92) 2123-6729, das 8h às 17h, ou pelo telefone (92) 98455-7379 (WhatsApp). Além disso, elas também podem ser registradas pessoalmente na sede do Ipaam, localizado na avenida Mário Ypiranga, 3.280, Parque Dez, zona centro-sul de Manaus, ou pelo e-mail denuncia@ipaam.am.gov.br.

Leia também