Seduc-AM evita perda de 5 toneladas de merenda escolar por falta de refrigeração em Manacapuru

por Naief Queiroz
Seduc-AM evita perda de 5 toneladas de merenda escolar por falta de refrigeração em Manacapuru

A equipe de nutricionistas da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc-AM) está vistoriando os insumos das merendas nos municípios de Iranduba e Manacapuru, após a interrupção no fornecimento de energia que acomete os municípios desde a última sexta-feira (19). Em Manacapuru, as ações evitaram a perda de cinco toneladas de alimentos frios, que corriam risco de estragar por falta de refrigeração.

A ação faz parte da estratégia emergencial iniciada pela equipe de gestão e logística da Seduc-AM nessa segunda-feira (22), após reunião do secretário de Estado de Educação, Luiz Castro, com o governador Wilson Lima. Ao todo, 24 escolas dos dois municípios foram afetadas e corriam o risco de perder parte da alimentação que é fornecida para 19 mil estudantes das unidades.

Segundo Luiz Castro, a prioridade foi de separação dos itens que podiam estar impróprios. “Infelizmente, a falta de energia atingiu o armazenamento frigorífico e  causou perdas, mas o essencial agora é garantirmos que a merenda só voltará para a mesa dos alunos com 100% de segurança e qualidade”, afirmou. 

Segundo José Venâncio, coordenador de Logística da Seduc-AM, a checagem dos insumos fez parte do procedimento de segurança alimentar e é importante para redefinir os cardápios dos estudantes no retorno às aulas. “Foi essencial termos agido prontamente nessa vistoria para garantir a segurança da alimentação escolar. Principalmente para que os insumos refrigerados que pudessem estar comprometidos pelo calor não contaminasse o estoque”, destacou.

Durante a noite de segunda-feira (22), a equipe de nutricionistas avaliou os insumos em oito unidades de ensino de Manacapuru. A partir dessa inspeção, foi possível assegurar a qualidade de cinco toneladas de insumos. Os estoques das demais escolas estão sendo avaliados ao longo desta terça-feira (23).

Apoio à população – Além dos técnicos e nutricionistas, duas equipes de apoio da Seduc-AM estão atuando no município, em parceria com a  Defesa Civil e demais órgãos do Governo do Estado. O objetivo inicial é oferecer apoio à população local. Nas escolas de Iranduba e Manacapuru, estão sendo instalados geradores de energia para assegurar o funcionamento de poços artesianos, que ficarão à disposição da população.

O secretário de Gestão da Seduc-AM, Rômulo Zurra, ressaltou a importância de também prestar apoio aos moradores do município. “Nesse primeiro momento, todos unimos esforços para conseguir oferecer apoio à população. E as escolas estão à disposição das autoridades locais para isso”, lembrou. 

Leia também