Em nota, Fórum repudia atitude de alunos de enfermagem contra portadores de HIV, em Manaus

por Naief Queiroz
Em nota, Fórum repudia atitude de alunos de enfermagem contra portadores de HIV, em Manaus

“O Fórum Amazonas de OSC IST HIV AIDS E HEPATITES VIRAIS e Tuberculose vem a público através desta, repudiar a forma desrespeitosa, pejorativa e preconceituosa que alguns estudantes de Enfermagem da Faculdade UNINORTE postaram em suas redes sociais, todos mascarados (diga-se cobrindo-se completamente) por estarem indo estagiar na Fundação de Medicina Tropical Heltor Vieira Dourado, demonstrando medo e passando terrorismo para a sociedade, assim reforçando o estigma já vivido diariamente, além do preconceito para com as Pessoas que vivem com HIV AIDS.

O Amazonas está próximo do número de 20 mil pessoas que vivem com HIV e sempre nas primeiras posições quando se trata de novas infecções e mortes por AIDS.

Combatemos atitudes como essa há mais de 35 anos, e que se perpetuam através daqueles que são os que primeiro deviam nos cuidar, já que o cerne da profissão da enfermagem é o cuidado. Mas tristemente vemos atitudes como essas que, impedem que pessoas tenham informações corretas, e deixem de se testar ou tratar, já que o HIV/AIDS ainda nos dias de hoje é visto como sentença de morte! Lamentamos essa atitude de futuros profissionais.”

Leia também