‘Bolsonaro não faz nada. Ele destrói’, diz Lula ao Le Monde

por Naief Queiroz
‘Bolsonaro não faz nada. Ele destrói’, diz Lula ao Le Monde

“O presidente Jair Bolsonaro não faz nada. Ele destrói”, afirma o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde abril de 2018, em uma entrevista publicada nesta quinta-feira (12) no jornal francês “Le Monde”.

“É um governo de destruição, sem nenhuma visão de futuro, sem programa, que não é qualificado para o poder”, denuncia Lula, condenado a oito anos e dez meses de prisão por corrupção.

Lula cita, especialmente, a educação, os direitos dos trabalhadores, a indústria e as privatizações, assim como a ausência de uma política ambiental no governo de Jair Bolsonaro.

Em relação à Amazônia, devastada pela violência dos incêndios e pelo avanço do desmatamento, o petista afirma que “o povo deve reagir”.

“É preciso que os brasileiros se mobilizem”, insiste.

Ele se opõe, porém, à ideia de um status internacional para a maior floresta tropical do planeta, conforme sugerido pelo presidente francês, Emmanuel Macron.

“A Amazônia é propriedade do Brasil. Faz parte do patrimônio brasileiro. E é o Brasil que deve cuidar dela”, defendeu.

Em relação a seu próprio destino, Lula, que foi entrevistado na sede da Polícia Federal em Curitiba, diz que “não pede nenhum favor, nenhuma redução de pena”. “Apenas justiça! Minha casa não é uma prisão. E as tornozeleiras eletrônicas são boas para os pombos-correio”, brinca.

“Tudo que eu quero é que reconheçam minha inocência”, completou o ex-presidente.

Leia também