Festejo de Santa Teresa D’ávila poderá integrar roteiro oficial de turismo no Amazonas

por Naief Queiroz
Festejo de Santa Teresa D’ávila poderá integrar roteiro oficial de turismo no Amazonas

O deputado estadual Carlinhos Bessa (PV) apresentou o Projeto de Lei (PL) nº 545/2019, que insere no roteiro oficial de Turismo Religioso do Estado do Amazonas os festejos de Santa Teresa D’Ávila, padroeira do município de Tefé (a 564 km de Manaus). O projeto foi aprovado, por unanimidade, durante a sessão plenária desta quinta-feira (10) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

De acordo com o parlamentar, a propositura visa valorizar o evento e colabora para preservação cultural do município. “O Festejo inicia no dia 6 de outubro e finaliza no dia 15 do mesmo mês. Durante esse período, são realizadas novenas, celebrações da Santa Missa, bem como ocorre à venda de comidas típicas e bebidas. São mais de 8 mil fieis que participam desse evento, mantendo viva uma parte da cultura tefeense e gerando economia para as famílias e para a comunidade”, ressaltou Bessa.

Programação do Festejo

O evento iniciou no último dia 6 e vai até o próximo dia 15 de outubro. Recebe, em média, 8 mil fiéis por edição e é considerado o maior evento religioso da Calha do Médio Solimões. O tema deste ano é “Santa Teresa Interceda Pela Evangelização na Amazônia”. No dia 15, dia da padroeira, as homenagens começam às 09h com a Santa Missa e a tarde às 17h acontece a tradicional procissão com saída da 16ª Brigada de Infantaria de Selva. A tradicional queima de fogos será à meia noite do dia 06 de outubro.

Santa Teresa D’Ávila

Nascida Teresa Sánchez de Cepeda y Ahumada (28 de março de 1515 — 4 de outubro de 1582), foi uma freira carmelita, mística e santa católica do século XVI. Importante por suas obras sobre a vida contemplativa e espiritual e por sua atuação durante a Contra Reforma. Foi também uma das reformadoras da Ordem Carmelita e é considerada co-fundadora da Ordem dos Carmelitas Descalças, juntamente com São João da Cruz. Em 1614 foi beatificada pelo Papa Paulo V. Em 1622 foi canonizada por Gregório XV. O Papa Paulo VI, em 27 de setembro de 1970, proclamou Santa Teresa como Doutora da Igreja

Leia também