Com espécie ameaçada, tigresa surpreende em passeio com cinco filhotes

por Naief Queiroz

Ambientalistas estão comemorando um recente registro feito por Parveen Kaswan, que trabalha para o Serviço Florestal Indiano e é membro da União Internacional para a Conservação da Natureza. Ele fotografou em uma estreita via que atravessa uma mata na Índia uma tigresa caminhando com cinco filhotes. A espécie está ameaçada de extinção.

Surpreendeu ainda mais o fato de serem cinco filhotes – dois a mais que a média das proles da espécie.

“Esta é uma imagem mágica. Esforços estão ajudando a fazer com que essa espécie se recupere da beira da extinção”, escreveu Parveen no Twitter.

A recuperação foi atestada em reportagem da BBC. Segundo ela, a população de tigres na Índia tem crescido consistentemente nos últimos anos, com o número subindo quase um terço, de 2.226 para 2.967, de 2014 a 2019.

Em julho do ano passado, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, disse que seu país é “agora um dos maiores e mais seguros hábitats do tigre”. À época, estimou-se que a Índia abrigava cerca de 70% de todos os tigres do mundo. Este é um enorme sucesso na campanha de conservação lançada pelo país asiático. Acredita-se que 80 mil tigres foram mortos na Índia apenas entre 1875 e 1925, como resultado da caça por recompensas e por esporte.

Leia também