Com só um médico para atender a cidade toda, fila para consulta tem quase 500 pacientes

por Naief Queiroz

Mais de 500 mulheres aguardam consulta com médico mastologista, em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. Na cidade, há apenas um profissional da área para atender a demanda.

As pacientes contaram que até conseguem fazer o exame de mamografia com rapidez, mas a demora é quando precisam levar o resultado do exame ao médico.

São 262 mulheres que aguardam uma consulta de retorno. Para a primeira consulta, são outras 236 pacientes na filha.A secretária de Saúde do município, Izalba Albuquerque , disse que reconhece que é apenas um profissional para atender toda demanda da região por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), consórcios e particular.

A recomendação, segundo Izalba, é que as mulheres levem o resultado do exame para um ginecologista analisar. Caso dê alguma alteração grave, a paciente será encaminhada com urgência ao mastologista.Ela afirmou que depois que foi diagnosticada com nódulo o médico exigiu que ela fizesse o acompanhando anualmente.No entanto, em julho do ano passado, ela fez mamografia, mas até agora não conseguiu saber se o exame deu alguma alteração, porque ainda não foi chamada para a consulta.

Leia também