URGENTE: primeiro caso do novo Coronavírus é registrado no Brasil

por Alex Mendes
URGENTE: primeiro caso do novo Coronavírus é registrado no Brasil

Um homem que esteve na região da Lombardia, na Itália, testou positivo para o novo Coronavírus, informou o Jornal Nacional desta terça-feira (25). Segundo as informações, o homem chegou a São Paula já com sintomas da doença e se apresentou para atendimento no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Um exame de contraprova será realizado na noite de hoje e o resultado definitivo será divulgado nesta quarta-feira (26).

Em nota, o Ministério da Saúde se manifestou sobre o caso: “trata-se de um homem de 61 anos, residente em São Paulo/SP. Traz o histórico de viagem para a Itália, na região da Lombardia (norte do país), à trabalho, sozinho, no período de 09 a 21 de fevereiro. Iniciou com sinais e sintomas (Febre, tosse seca, dor de garganta e coriza) compatíveis com a suspeita de Doença pelo Coronavírus 2019 (COVID-19). O paciente está bem, com sinais brandos e recebeu as orientações de precaução padrão.”

O MS diz ainda: “com resultados preliminares realizados pela unidade de saúde e de acordo com o Plano de Contingência Nacional, o hospital enviou a amostra para o laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, para contraprova.”

O processo de validação dos resultados está em curso e o Ministério da Saúde divulgará o laudo final da investigação oportunamente. A pasta recomenda, portanto, cautela sobre quaisquer informações que não sejam as oficiais, uma vez que a investigação não está concluída.

Leia também