Estudo: homens que posam com gatos em aplicativos são vistos como menos atraentes

por Naief Queiroz

Uma foto bem produzida, um ângulo adequado, um sorriso envolvente. Esta pode ser uma das fórmulas quase infalíveis para fazer o seu perfil sem avaliado positivamente nos sites de paquera. Claro, há outras combinações, mas um detalhe definitivamente deve ser banido do ser perfil se você for homem em busca de mulher: não poste foto com gato! Um estudo da Universidade do Estado do Colorado (EUA) concluiu que homens que gostam de bichanos e se exibem com eles têm menos chance de conseguir um encontro. A explicação, segundo os cientistas, é simples: homens com gatos são vistos pelo sexo oposto como menos masculinos e mais neuróticos, de acordo com reportagem do “Independent”.

No estudo, cientistas mostraram a centenas de mulheres fotos de homens com e sem a companhia de gatos. Diante de fotos de potenciais parceiros sem felino, 38% das participantes manifestaram algum interesse em ter um encontro com eles. Além disso, 37% afirmaram que havia chance de relacionamento sério.

No outro oposto, os homens com gatos, a reação foi desfavorável. A aprovação – tanto para um encontro casual como para relacionamento sério – caiu para 33%.

Os números que mais supreenderam os cientistas foram relacionados a mulheres que não teriam interesse em nenhum tipo de envolvimento com os homens das fotos: 9% disseram não para os possíveis parceiros posando sem gatos, e 14% afirmaram que os amantes de gatos não teriam a menor chance com elas.

Os autores disseram, entretanto, que um dado da cultura americana deve ser considerado quando se pensa em comparações com mulheres de outros países: americanas parecem preferir homens com cães. Por falar nisso, um estudo de 2018 feito pela Webbox, marca de produtos para pets, mostrou que homens e mulheres conseguem mais matches em aplicativos de paquera quando incluem nos perfis fotos em que aparecem com cães: elas tiveram um acréscimo de 69% no interesse de usuários dos apps; eles, mais 38%.

Leia também