Hemoam convoca doadores recuperados da Covid-19 para coleta de plasma convalescente em Manaus

por Naief Queiroz

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas convoca pessoas que já tenham se recuperado da Covid-19 para a doação de plasma convalescente. A coleta do plasma funcionará por agendamento, que pode ser feito por meio dos números (92) 3655-0166, 98421-4184 e 99984-4585, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O procedimento para doação de plasma será idêntico ao processo de doação de sangue comum. Porém, para o plasma convalescente, o candidato precisa atender a alguns critérios específicos, tais como: ser do sexo masculino; ter entre 18 e 60 anos; comprovar que teve Covid-19 confirmada por meio do teste PCR; no mínimo 30 dias após o desaparecimento total dos sintomas; que não tenha tido hepatite B ou C, sífilis, HIV, HTLV ou doença de Chagas.

O plasma convalescente será coletado por um equipamento de aférese, o qual extrai somente o componente desejado do sangue. Uma única doação poderá atender até quatro pacientes. A expectativa do Hemoam é começar a distribuir o plasma convalescente a partir da segunda semana de junho, quando o estoque do produto já deverá ter volume para suprir a demanda dos hospitais.

A coleta do plasma convalescente para auxiliar no tratamento da Covid-19 tem aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e foi formatado em um protocolo que também está em andamento em diversos estados brasileiros.

A eficiência desse método contra a Covid-19 já é reconhecida internacionalmente. Estudos dão conta de que o plasma convalescente pode diminuir a mortalidade e carga viral, promovendo melhora clínica, com a diminuição do tempo de internação dos pacientes.

Leia também