Armamentos entregues pelo Wilson Lima é presente de Bolsonaro para o Amazonas

por Naief Queiroz

Por: Alex Braga

O governador do Amazonas realizou nesta semana uma solenidade para entregar vários equipamentos com o objetivo de fortalecer a segurança pública do estado, como fuzis, equipamentos de proteção individual (EPIs), munições, granadas e computadores. Em vídeo divulgado nas redes sociais, o tenente-coronel da Polícia Militar Ubirajara Rosses informou que esses materiais foram enviados pelo Governo Federal, oriundos da atuação da tropa nas Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro e não compradas pelo governo como Wilson Lima tentou fazer parecer na entrega.

Aproveitar a oportunidade

Em denúncia, Ubirajara Rosses revelou que na solenidade de entrega desses equipamentos para as unidade policias, o governo do Amazonas tentou se promover. “O governo do estado fez a entrega de vários armamentos, equipamentos e munições para as policias. De certa forma durante o evento e divulgação, foi mostrado como se o governo do Amazonas tivesse feito a compra desse material, mas não foi assim”, disse.

Legado das Olimpíadas

Os armamentos entregues para equipar a segurança pública veio como ‘legado’ das Olimpíadas de 2016. Segundo o tenente-coronel Ubirajara Rosses, os materiais vieram da atuação das tropas amazonenses no Rio de Janeiro. “Nada do que foi entregue na solenidade foi comprado pelo governo, esse matéria trata-se de um legado da Olimpíada de 2016. Mais uma vez o governo e os gestores de segurança do estado querem se aproveitar e promover a custos de outros”, frisou o tenente-coronel Ubirajara Rosses.

Segurança equipada

Durante a solenidade, o Governo do Amazonas informou que a entrega dos armamentos foram uma soma de esforços, apelo e parceria do Governo Federal. “É um esforço necessário para proteger nossas fronteiras. Todos sabem sobre a entrada de produtos ilegais”, disse o governador Wilson Lima durante o evento.

Armamentos para as policias

O Governo Federal enviou para o Amazonas para ser entregue às Polícias do Amazonas vários equipamentos, 111 fuzis, 701 granadas, 51 escudos, 40 capacetes balísticos, 15 mil munições e ainda, 254 mil equipamentos de proteção individual (EPIs) à policia militar, civil e bombeiros. Na cerimônia cerca de 500 computadores foram doados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) que custaram aos cofres públicos R$ 2,9 milhões.

Fronteiras do Amazonas

Os materiais que vieram em agradecimento a atuação dos policias em 2016, vão reforçar também a atuação da polícia militar em Tabatinga no combate ao tráfico de drogas na fronteira do estado. “Os estados que participaram enviando suas tropa para o Rio de Janeiro para trabalhar nas olimpíadas, tiveram um retorno para a ajuda, a entrega de tudo o que sobrou do legado das olimpíadas”, frisou Ubirajara Rosses em vídeo divulgado.

Leia também