França: três mortos em ataque terrorista em Nice; ‘uma mulher foi decapitada’

por Naief Queiroz

Nesta manhã de quinta-feira (29), pelo menos três pessoas foram mortas em um ataque terrorista com uma faca no centro de Nice, na França. O terrorista decapitou uma de suas vítimas, uma mulher, segundo algumas mídias francesas. As autoridades ainda não confirmaram oficialmente a decapitação.

O terrorista entrou na Basílica de Notre Dame, no centro de Nice, por volta das 9h desta manhã (horário local), onde começou a esfaquear pessoas aleatoriamente.

A polícia, ao chegar no local, atirou no terrorista e ele foi levado ao hospital.

O prefeito de Nice, Christian Estrosi, visitou o local do ataque.

“Tudo aponta para um ataque terrorista na Basílica de Notre Dame”, disse ele no Twitter.

De acordo com Estrosi, o terrorista gritava “allahu akbar”, mesmo quando estava sendo atendido pelos serviços de emergência.

As autoridades francesas estão pedindo às pessoas que se mantenham longe do centro de Nice. Eles estão procurando por possíveis explosivos.

A cidade de Nice já havia sido anteriormente gravemente atingida por um ataque terrorista durante o feriado nacional de 14 de julho, em 2016. O terrorista muçulmano, Mohammed Lahouaiej Bouhlel, atropelou deliberadamente e matou 86 pessoas com um caminhão.

Samuel Paty

Menos de duas semanas atrás, o professor de história francês, Samuel Paty, também foi decapitado no subúrbio parisiense de Conflans-Sainte-Honorine, depois de mostrar aos alunos caricaturas de Maomé, do Charlie Hebdo, em uma aula sobre liberdade de expressão. O ataque terrorista foi efetuado por um muçulmano checheno, Abdoullakh Anzorov, que foi neutralizado pela polícia.

Leia também