Série da Globo menospreza papel de enfermeiros na pandemia

por Naief Queiroz

O Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo (Coren-SP) acusou a Rede Globo de menosprezar o trabalho da categoria durante a pandemia do novo coronavírus. Por meio de um comunicado, o órgão fez críticas ao especial Sob Pressão – Plantão Covid, que estreou na grade da emissora no último dia 6 de outubro.

– Com a pandemia da Covid-19, a atuação da enfermagem ganhou destaque nos meios de comunicação e, recentemente, em obras de ficção. O episódio de estreia da quarta temporada da série Sob Pressão, da Rede Globo, retratou o cotidiano dos profissionais de saúde no combate à Covid-19 com uma visão medicalocêntrica, centrando toda a atuação da equipe – que na vida real é multidisciplinar – nos personagens médicos. Como se sabe, é a equipe de enfermagem que passa 24 horas por dia ao lado dos pacientes, sujeita a uma alta carga viral que infelizmente tem milhares de contaminados como consequência, e que representa a maior força de trabalho da saúde brasileira – mas não é essa a perspectiva ilustrada pela série, desde sua primeira temporada.

Lançada em 2017, a série já teve alguns de seus erros apontados pela entidade, que, segundo o Coren, “transmite uma imagem equivocada sobre a dinâmica das equipes de atendimento, menosprezando profissionais elementares no cuidado prestado à população”. Nas redes sociais, alguns usuários também divergiram da visão que a série trouxe sobre o combate à pandemia.

– Meu pai falando sobre Sob Pressão da Globo: “Em 15 anos como enfermeiro/técnico de enfermagem e trabalhando na ala do Covid-19, nunca vi um médico dando banho no leito em algum paciente como eles mostram” – comentou um internauta.

Roberta Rodrigues interpreta uma enfermeia no especial Foto: Reprodução

Apesar do posicionamento dos roteiristas do especial, que exibe o segundo e último capítulo nesta terça-feira (13), a atriz Roberta Rodrigues fez questão de destacar a importância dos enfermeiros na pandemia. Em Sob Pressão – Plantão Covid, ela dá vida à enfermeira Marisa.

– É muito além de contar uma história. O profissional de enfermagem é muito importante para o sistema de saúde. Ele não está abaixo do médico. São serviços auxiliares. O enfermeiro não tem o reconhecimento da sociedade. A maioria é quem tem contato direto com paciente – frisou Roberta em entrevista ao GShow.

Leia também