Templo histórico da Igreja de Satã é destruído em incêndio criminoso

por Naief Queiroz

Um templo histórico da Igreja de Satã em Poughkeepsie, no norte do estado de Nova York (EUA), foi destruído em um incêndio criminoso ocorrido na madrugada de quinta-feira (14/1). Conhecido como Halloween House, o tempo foi seriamente danificado pelas chamas.

A casa, construída em 1900, serviu como um centro, ao estilo Família Addams, para os adeptos locais da religião, relatou o “Poughkeepsie Journal”.

Imagens de câmera de segurança mostraram um homem caminhando na direção da casa por volta das 5h de quinta-feira com duas latas cheias de gasolina. Ele derramou o combustível na varanda da frente e ateou fogo. Duas pessoas escaparam da casa ilesas, disseram as autoridades locais.

Peter H. Gilmore, sumo sacerdote da Igreja de Satã, prestou homenagem à casa e a seu ex-proprietário, Joe ‘Netherworld’ Mendillo, um ativo membro da igreja que morreu no ano passado.

Incêndio atinge templo histórico da Igreja de Satã, no norte do estado de Nova York
Incêndio atinge templo histórico da Igreja de Satã, no norte do estado de Nova York Foto: Divulgação/Poughkeepsie Fire Department
Incêndio atinge templo histórico da Igreja de Satã, no norte do estado de Nova York
Incêndio atinge templo histórico da Igreja de Satã, no norte do estado de Nova York Foto: Divulgação/Poughkeepsie Fire Department

“O legado de Joe viverá, embora a casa extraordinária que ele cultivou com tanto cuidado tenha sido destruída pelo ato odioso de um indivíduo profundamente perturbado”, disse Gilmore no comunicado, que a Igreja de Satanás enviou ao “Guardian”.

É improvável que a casa seja restaurada por causa dos extensos danos causados ​​pelo incêndio, disse Gilmore, que mora no quarteirão que os membros da igreja chamam de “Distrito da Bruxaria” de Poughkeepsie. O autor do crime ainda não foi identificado. De acordo com a agência AP, uma fiel da igreja, que se identifica como Isis Vermouth, afirmou que “todos nós vamos rogar uma praga” contra o responsável.

A Igreja de Satã foi fundada por Anton Szandor LaVey em 1966, em São Francisco (Califórnia). Ele foi o sumo sacerdote da religião até 1997, quando morreu. A igreja virou “cult” e atraiu algumas celebridades, como a popular atriz americana Jayne Mansfield.

Anton Szandor LaVey e Jayne Mansfield
Anton Szandor LaVey e Jayne Mansfield Foto: Reprodução

Leia também