Pacientes morrem por falta de oxigênio no SPA Danilo Corrêa, dizem funcionários

por Naief Queiroz

Após denúncia de falta de oxigênio no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) e Policlínica Danilo Corrêa, no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus, alguns cilindros do insumo foram entregues na unidade de saúde. Funcionários informaram que seis pessoas morreram na madrugada deste sábado (16) por falta do gás.

Após a chegada da imprensa no local, cerca de cinco cilindros de 50 litros e dois de 5 litros foram entregues pelo Governo do Amazonas no SPA, escoltados por viaturas da Polícia Militar do Amazonas.

Segundo o operador de máquinas Eliezer Zé, os Serviços de Pronto Atendimento em Manaus estão todos lotados. Ele contou à equipe de reportagem do GRUPO DIÁRIO DE COMUNICAÇÃO (GDC) que só conseguiu atendimento para o pai, de 71 anos, porque entrou na unidade de saúde carregando o idoso, juntamente com o irmão.

“Rodamos toda Manaus atrás de atendimento, e só conseguimos porque partimos para a ignorância mesmo, infelizmente. Em todas as unidades que fomos não deixavam nem passarmos da portaria, nem deixavam a gente descer do carro e mandavam a gente ir embora. Foi assim no (SPA) Galiléia, (UPA) Campos Sales, (SPA) São Raimundo e Hospital 28 de Agosto. Eles alegam que é porque estão com a ocupação total (de leitos) e falta de oxigênio em todos eles”, relatou.

Eliezer também disse que quando chegou ao SPA Danilo Corrêa os atendentes informaram a ele que a unidade estava sem oxigênio. “O oxigênio chegou agora e eu ajudei a descarregar. Tem muita coisa errada. Tem que investigar isso”, reivindicou.

Falta de EPI
No dia 10 de janeiro, um vídeo publicado pelo PORTAL D24AM mostrou pacientes sendo atendidos no chão do SPA Danilo Corrêa. Já na manhã deste sábado (16), funcionários da unidade de saúde administrada pelo governo do Estado, que não quiseram se identificar, disseram que faltam equipamentos de proteção individual (EPI), produtos de limpeza e higiene, como água sanitária e papel higiênico, e principalmente, oxigênio para tratar os pacientes de Covid-19.

Os materiais de higiene e para proteção dos profissionais de saúde estão sendo abastecidos graças a doações de populares e empresas privadas. Um caminhão com esses materiais abasteceu o SPA Danilo Corrêa na manhã deste sábado.

Fonte: D24am.

Leia também