Professor dá aula online por duas horas sem perceber microfone desligado

por Naief Queiroz

Ao perceber que deu aula online por duas horas com o microfone desligado, um professor da Universidade Nacional de Cingapura ficou desesperado. Sua reação, registrada em vídeo pelos alunos, se alastrou pelas redes sociais. Os estudantes relataram que até tentaram — sem sucesso — chamar atenção do docente enquanto ele explicava sua disciplina sem que ninguém da classe pudesse ouvir.

Segundo o portal de noticias cingapuriano “The Independent”, Dong Wang é professor associado do Departamento de Matemática da Universidade Nacional de Cingapura (NUS, na sigla em inglês). Ele administrava uma aula através de um aplicativo de chamadas por vídeo em decorrência da pandemia, assim como muitas instituições de ensino em vários países, como medida para evitar disseminação da Covid-19.

Os alunos disseram que a transmissão estava normal nos primeiros minutos, mas após um momento em que a tela do professor congelou, eles não conseguiram mais escutá-lo. Apenas na hora de fazer perguntas à turma, o microfone voltou a funcionar e, sem jeito, os universitários avisaram-no do problema.

Olá, professor, na verdade você ficou sem som o tempo todo. Portanto, não conseguimos ouvir nada de você desde as 18h08″, respondeu um aluno no vídeo.

Inicialmente, Wang demonstrou dificuldade para entender o que tinha acontecido. No entanto, ao notar que aquelas últimas duas horas em que falou sozinho haviam sido em vão, sua respiração ficou pesada, em meio a barulhos de uma hiperventilação desesperada diante da solução: explicar tudo de novo.

Um participante da aula afirmou que os alunos tentaram chamar atenção de Wang ligando o som de seus próprios microfones ou até mesmo ligando para o telefone dele. O docente, contudo, pareceu não ter visto.

“No entanto, ele não respondeu e continuou com a lição“, disse um internauta, identificado como Azusa Chan, acrescentando que muitos alunos desistiram da aula, mas 20 continuaram esperando “pacientemente” que a situação se resolvesse.

Leia também