Rios de ouro no Peru? Entenda a imagem da Nasa

por Naief Queiroz

Um astronauta a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) tirou uma fotografia que criou a impressão de que o Peru é banhado por rios de ouro – a imagem viralizou nesta sexta-feira (12) por sua beleza, mas, na verdade, mostra poços de mineração ilegal na Amazônia, clicados em dezembro de 2020. 

Os poços normalmente ficam escondidos da visão de um astronauta devido a nuvens, mas se destacaram na imagem por causa da luz solar refletida, explicou a Nasa. O rio mesmo, no caso o Inambari, aparece apenas no lado esquerdo da imagem. O que parecem rios na foto à direita, cortando a floresta tropical amazônica, são os poços de mineração no Estado de Madre de Dios, no Peru.

Segundo o Observatório Terrestre da Nasa, os poços foram provavelmente cavados por garimpeiros (mineradores independentes) e estão cercados por áreas sem vegetação e com lama. “Essas áreas desmatadas seguem os cursos de antigos rios que depositaram sedimentos, incluindo ouro”, explicou em nota publicada. 

O Peru é o sexto maior produtor de ouro do mundo, e Madre de Dios abriga indústrias independentes de mineração. A mineração é a principal causa do desmatamento na região, e pode causar a poluição de rios e solo por mercúrio. 

Leia também