Wilson Lima tem em caixa R$ 50 milhões e ainda não comprou vacina contra Covid

por Naief Queiroz

Mesmo com dinheiro em caixa exclusivo para compra de vacinas contra Covid-19, o governo de Wilson Lima ainda não comprou as vacinas que vão imunizar quase 60% da população amazonense. A denúncia foi realizada pelo deputado Josué Neto na Assembleia Legislativa do Estado (ALE) que inconformado com a situação informou que o recurso para a compra das vacinas foi aprovado há dois meses. Outra denúncia foi realizada pelos parlamentares sobre o uso do jatinho de luxo pelo governador do Amazonas que mesmo proibido pela justiça, continua utilizando a aeronave.

Tempo é precioso
É lamentável o descaso do Governo do Amazonas com a população amazonense que sofre com a pandemia de covid-19. Há mais de 60 dias a Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM) aprovou o recurso de R$ 50 milhões para compra de vacinas contra covid-19, segundo denunciou o deputado estadual Josué Neto. “Comprando a vacina da Oxford/AstraZeneca, nós conseguiríamos atingir certamente 60% da população do Amazonas”, ressaltou. Apenas nesta segunda-feira, 22, o governo do Estado se movimentou junto ao Fórum de Governadores para comprar vacinas do Instituto Butantan.

Imunização
Em dezembro do ano passado, o deputado Josué Neto divulgou um estudo do custo da compra de vacinas AstraZeneca, sendo duas doses para cada pessoa, que dariam para imunizar cerca de 60% da população com idade acima de 30 anos. “Nós aprovamos esse recurso no dia 23 de dezembro, há 60 dias essa Casa disse ‘Tá aqui o dinheiro, vamos comprar vacina’. Só agora, o Governo do Estado vêm com a informação que está se juntando com os outros governadores para comprar vacina, quer dizer, em 60 dias quantas vidas foram ceifadas? Quantas famílias foram dizimadas por causa do novo coronavírus?”, lamentou Josué Neto.

Vacinas contra Covid-19
Em sua rede social, o deputado Josué Neto afirmou que “os laboratórios multinacionais já estão vendendo as vacinas de forma direta aos governos estaduais” e que o governador Wilson Lima “já tem onde comprar vacina e já tem boa parte dos recursos disponíveis para isso”, ressaltou sugerindo que o Estado formalize e se habilite para comprar as vacinas. Ou seja, o governador do Amazonas não precisa se unir com outros governadores para comprar a vacina contra covid-19.

Jatinho de luxo
Segundo denúncia do deputado Wilker Barreto, mesmo com a decisão da Justiça do Amazonas em suspender o uso da aeronave executiva, o governo continua utilizando. “O governador continua fazendo uso do jatinho. Não, se já teve decisão da justiça que não pode, em caráter indenizatório fica pior”. De acordo com o delegado Péricles “seguir com os voos, é desconsiderar a dor das pessoas que têm perdido entes queridos pela precariedade do sistema público de saúde”. Um requerimento assinado pelos deputados Wilker Barreto, Delegado Péricles e Dermilson Chagas solicita informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sobre o itinerário do voo realizado na última semana pelo governador.

Fonte: D24am.

Leia também