Decreto com ajustes começa a valer nesta segunda-feira

por Naief Queiroz

Entram em vigor hoje as alterações no decreto governamental. Os ajustes nas medidas de distanciamento social foram deliberados, na semana passada, pelo Comitê de Enfrentamento da Covid-19. Entre os principais pontos a serem considerados está à restrição de circulação de pessoas no estado, que será das 00h às 6h. Nas mudanças também o horário de funcionamento de restaurantes e lanchonetes, que passará a ser das 06h às 23h, de segunda a sábado, e das 7h às 16h aos domingos.

As pessoas não poderão circular na capital e no estado entre 00h às 6h. (Foto: Divulgação)

O decreto com as alterações terá validade de 15 dias, e também permitirá o funcionamento de balneários, parques aquáticos e clubes recreativos das 7h às 16h, e flutuantes, das 09h às 16h, de segunda a domingo.

Também vai facultar, às instituições privadas, a retomada do ensino médio presencial e de cursos livres, como escolas de idiomas. Atendendo solicitação, também será autorizado o funcionamento do Colégio Militar de Manaus (CMM), administrado pelo Exército.
Critérios

Os estabelecimentos autorizados a funcionar e que terão horário ampliado, bem como instituições privadas de ensino e de cursos livres e o CMM, deverão respeitar o limite de ocupação de 50% da capacidade dos espaços, além das medidas de distanciamento, uso de máscara e higienização das mãos.

Mudanças
Estão permitidas as atividades de delivery de restaurantes e lanchonetes, durante as 24h. Drive-thru permitido de 06h até 23h. Está permitido também o funcionamento de balneários, parques aquáticos e clubes recreativos das 7h às 16h, e de flutuantes, das 09h às 16h, de segunda a domingo, com até 50% de ocupação.
Feiras

As feiras da ADS e dos Produtores, que vendem direto à população, podem funcionar das 16h às 20h. Escritórios podem funcionar das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira, com taxa de ocupação de 50% e evitando a presença de maiores de 60 anos, ainda não vacinados com as duas doses e portadores de comorbidades reconhecidas pelo PNI.

Galerias e mini-shoppings funcionam no mesmo horário das lojas de rua, das 9h às 17h. Está permitido o funcionamento de barcos-hotéis, desde que não haja visitação a comunidades tradicionais ribeirinhas. As marinas e os cursos de arrais amador ficam autorizadas a abrir das 06h às 16h, de segunda a domingo. O transporte em embarcações a jato poderá ser realizado com 70% da ocupação, viagens de até 1h.

Fonte: D24am.

Leia também