Connect with us

Amazonas

Terceira dose contra a Covid-19 em Manaus será com o imunizante da Pfizer

A partir desta quarta-feira (15), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), inicia a aplicação da terceira dose da imunização contra a Covid-19 em Manaus. Os primeiros a receberem o imunizante serão os idosos que vivem em instituições de longa permanência e serão atendidos nas próprias instituições pelas equipes de vacinadores da Semsa. O imunizante a ser aplicado na dose de reforço será da Pfizer, independente de qual imunizante a pessoa tomou nas outras aplicações.

O imunizante a ser aplicado na dose de reforço será da Pfizer, independente de qual imunizante a pessoa tomou nas outras aplicações (Foto Girlene Medeiros-FVS-RCP)

Em Manaus existem sete instituições de longa permanência. A vacinação terá início pela Fundação Douthor Thomas, que abriga aproximadamente 116 idosos e Casa São Vicente de Paula, que possui cerca de 22 idosos na instituição. A vacina será aplicada nos idosos que já completaram o esquema vacinal.

“Para começar amanhã iniciaremos pela Fundação Douthor Thomas e Casa São Vicente de Paula. Vale ressaltar que a terceira dose será feita seis meses após o idoso ter completado seu esquema vacinal, então seis meses após a segunda dose, independente do imunizante que ele tenha tomado”, disse a secretária de saúde Shádia Fraxe.

A aplicação do imunizante da Pfizer é uma orientação do Ministério da Saúde e passou por estudos antes de serem utilizadas.

“Já existem vários estudos de intercambialidade das vacinas, isso aconteceu logo no início com as grávidas, não sei se vocês lembram, onde a primeira dose foi astrazeneca, depois foi proibido e elas tomaram a segunda dose se Pfizer. Então como terão um prazo de seis meses após ter tomado a segunda dose, não há problema e é uma orientação do Ministério da Saúde que nós estamos cumprindo”, disse a secretária.

Para quem ainda não se vacinou ou procura pela segunda dose, será realizada uma intensificação da vacinação em 41 pontos na cidade, sendo 35 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e mais 5 pontos estratégicos, a partir da próxima sexta-feira (17).

” Nós começaremos uma grande intensificação até porque paralelo a isso nós teremos também as pessoas remanescentes de outras idades. Nós temos também aí os adolescentes, temos as pessoas que estão procurando a sua segunda dose e as pessoas que por algum motivo perderam a sua primeira”, informou a secretária.

Fonte: D24am.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Leia Também

Copyright © 2021 Observatório Manaus - Desde 2012