Connect with us

Poder

CPI da Covid aprova audiência para ouvir vítimas do vírus

Em reunião virtual nesta sexta-feira (15), a CPI da Covid aprovou o agendamento de uma audiência pública para ouvir vítimas da Covid-19 e seus familiares. A sessão contará com representantes de cada região do Brasil.

A enfermeira de Manaus, Mayra Pires Lima, deve representar a região Norte. Ela perdeu a irmã devido à crise da falta de cilindros de oxigênio na região, em janeiro de 2021. A irmã de Mayra deixou 4 filhos.

A jovem Geovana Dulce, de 19 anos, deve falar pela região Nordeste. Dulce se tornou chefe de família após perder a mãe e ficará com a guarda da irmã de 10 anos.

No caso do Sudeste, a convidada deve ser Kátia Shirlene Castilho dos Santos, que perdeu o pai e a mãe e acompanhou a internação da matriarca na Prevent Senior, em São Paulo.

Da região Sul, a representante deve ser Rosane Brandão, que perdeu o esposo para a doença. Seu marido era professor da Universidade Federal de Pelotas.

O Centro-Oeste deve enviar Jarquivaldo Bites Leite, que segue em tratamento devido a graves sequelas após a Covid-19.

Representante da ONG Rio de Paz, o taxista Marcio Antônio do Nascimento Silva, pai de um menino morto em decorrência da Covid-19, também deve ser ouvido pela CPI. A organização fez uma ação em abril de 2020, colocando cruzes na praia de Copacabana (RJ) em memória das vítimas do vírus.

TESTEMUNHAS
Durante a reunião virtual dessa sexta (15), também foram analisados os últimos requerimentos de convocação de testemunhas. Os senadores, porém, não decidiram quem irão levar na segunda-feira (18), véspera da apresentação do relatório de Renan Calheiros (MDB).

Para essa data, estava prevista audiência com o médico Carlos Carvalho. Ele coordenou estudo contrário ao tratamento precoce que foi retirado da pauta de uma reunião da Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS) por suposta pressão do governo. Contudo, há a possibilidade de Carvalho não ser mais ouvido pelo colegiado.

– Nós tivemos um contato com o Carlos Carvalho no sábado. Agora a impressão que tenho é [de] que o relatório que ele iria apresentar, como está ainda em reserva, ele não apresentará. Diante disso [é] que complementarmente apresentamos esses requerimentos de convocação dos membros da Conitec que participaram da dita reunião onde foi retirado de pauta a votação do protocolo de enfrentamento da pandemia – disse o senador Randolfe Rodrigues, vice-presidente da CPI.

Na dúvida, foram aprovados cinco requerimentos:
– Carlos Carvalho
– Carlos Eduardo Menezes de Rezende, representante da ANS (Agência Nacional de Saúde)
– Nelson Mussolini, representante do CNS (Conselho Nacional de Saúde)
– Luiz Claudio Lemos Correa, representante do Conass (Conselho Nacional de Secretarias de Saúde)
– Helton da Silva Chaves, representante do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde)

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Leia Também

Copyright © 2021 Observatório Manaus - Desde 2012