Connect with us

Poder

Senador pede autorização de concurso da Embrapa

 Em pronunciamento na última quarta-feira (6/10), o senador Chico Rodrigues (DEM-RR) solicitou, ao Ministério da Economia, aval para realização de um novo concurso da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para pesquisadores e técnicos.

No apelo, o senador ressaltou a importância da instituição para o desenvolvimento da produção agrícola nacional. Ainda segundo Rodrigues, é por meio dos resultados das pesquisas da Embrapa que “o Brasil consegue alimentar mais 15% da população mundial”.

“O governo federal precisa acordar para que seja autorizado esse concurso, para que a Embrapa possa prover seus quadros com profissionais do mais alto padrão técnico e científico. Este é um grito de alerta. Temos conversado com vários pesquisadores da empresa e há um brado, há um grito para que esse problema seja resolvido o mais rapidamente possível, porque estamos perdendo quadros expressivos da pesquisa nacional”, enfatizou o senador.

Mais de dez anos sem concurso

A instituição não abre concurso há mais de 10 anos. No último certame, realizado em 2009, ofertou 697 oportunidades imediatas de níveis fundamental, médio e superior, além de cadastro reserva.  As chances foram para os cargos de pesquisador classe A, pesquisador classe B, analista classe A, analista classe B, assistente classe A, assistente classe B e assistente classe C, do quadro de pessoal da Embrapa.

Na seleção, a remuneração inicial variou de R$ 1.088,97 a R$ 7.419,90 para uma jornada de trabalho de 40 horas por semana. Além do salário, o edital ofereceu benefícios como assistência médica, seguro de vida, seguridade social e auxílio alimentação. Os profissionais foram lotados em todas as regiões do país.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Leia Também

Copyright © 2021 Observatório Manaus - Desde 2012