Connect with us

Brasil

Calouros sofrem queimaduras de 1º e 2º grau, e aluna desmaia em trote na UFPR

Ao menos 21 calouros do curso de medicina veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR) no campus de Palotina, Oeste do Estado, sofreram queimaduras pelo corpo após um trote. O caso foi registrado na noite dessa quarta-feira (30). A Polícia Civil afirma que o evento foi organizado por alunos veteranos e que investiga a ocorrência. A instituição pontua que os alunos jogaram um produto, ainda não identificado, na pele dos calouros. 

A substância estava dentro de garrafas de creolina. Pedro Lucena, delegado responsável pelo caso, afirmou ao “G1” que parte das vítimas registraram boletim de ocorrência e relataram que tiveram que pedir dinheiro nas ruas da cidade, além de terem sido obrigadas a se ajoelharem em um terreno baldio, onde o líquido foi derramado. Três suspeitos foram identificados, conforme a Polícia Civil. A UFPR informa, em nota, que abriu um processo administrativo para investigar o caso. 

“Me solidarizo com os calouros e suas famílias, que deveriam estar em um momento de comemoração, alegria e não de dor. Porém, ressalto que a UFPR está indignada e que tomaremos rigorosas e imediatas medidas de apuração de responsabilidades, na medida que temos tolerância zero com relação ao trote violento e todas as demais formas de violência física, verbal ou mesmo simbólica”, declarou o reitor Ricardo Marcelo da Fonseca, em nota divulgada nesta quinta-feira (31).

Parte dos calouros foram encaminhados ao Hospital Municipal de Palotina. A instituição de saúde informa que houve queimaduras de 1º e 2º grau. Uma aluna desmaiou depois de inalar a substância. Vinte e um alunos estiveram no hospital receberam alta na quarta-feira. A jovem que perdeu a consciência foi liberada nesta quinta-feira.

“O estudante ou membro da comunidade que presenciar qualquer ato violento, discriminatório ou constrangedor com relação à recepção dos calouros pode realizar denúncia pelo telefone 41-984021131 ou por meio dos endereços de e-mail alertatrote@ufpr.br e acolhe.sipad@ufpr.br”, informa a universidade. 

Advertisement

Leia Também

Copyright © 2021 Observatório Manaus - Desde 2012