Connect with us

Amazonas

Contador explica sobre prestação de contas eleitoral e fundo eleitoral dos candidatos que estão concorrendo em cargos públicos

O Fiscaliza Geral desta quarta-feira (10), recebeu o contador especialista em fundo eleitoral e em prestação de contas, Eduardo Balduino, para falar sobre a prestação de contas dos candidatos que estão concorrendo neste ano de eleição.

Eduardo também faz parte de uma rede nacional de prestação de contas, a maior do Brasil, um grupo que junta a contabilidade do Brasil inteiro, para os partidos e candidatos.

Durante a conversa ele pode explicar a diferença entre fundo eleitoral e prestação de contas, e explicou que no Brasil existem dois tipos de fundos, que podem ser utilizados para as eleições.

“Nós temos o fundo partidário, que é dado aos partidos todos os anos, independente de eleição, utilizado para a gestão do partido, pagamento de sede e despesas que o partido eventualmente tem nas suas operações e também pode ser usado para a eleição. O fundo eleitoral foi criado para a eleição, criado para ser utilizado apenas durante as eleições, para gastos com o pagamento de mão de obra, carro, gasolina e outras despesas. O valor é de responsabilidade do partido e eles escolhem quem recebe ou não” , informou.

O contador informou que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é muito criterioso em relação às regras da eleição, onde torna o trabalho de prestação de contas muito importante.

“Além da prestação de contas eleitoral, também é preciso a prestação de contas anual e as contas precisam estar aprovadas para seguir com as candidaturas“ , informou.

O contador informou que todos os gastos de pré-campanha são custeados pelo fundo partidário e são aplicados em seus candidatos favoritos e por ser dinheiro público o TSE é muito criterioso.

“O nosso foco é fazer com que os candidatos foque no voto, que é o objetivo dele, e para isso preparamos equipes que vão cuidar dessas questões para o candidato“, finalizou.

Advertisement

Leia Também

Copyright © 2021 Observatório Manaus - Desde 2012