Connect with us

Destaques

Rainha Elizabeth II morre aos 96 anos

Morreu nesta quinta-feira (8), aos 96 anos, a rainha Elizabeth II em sua residência em Balmoral, na Escócia, onde passava as férias de julho. A monarca mais idosa de todos os tempos reinou por 70 anos e se tornou um ícone da cultura britânica.

Na última quarta-feira (7), a monarca saiu de um de seus compromissos, com a recomendação médica de descansar. Segundo o comunicado, “após uma avaliação mais aprofundada esta manhã, os médicos da rainha estão preocupados com a saúde de Sua Majestade e recomendaram que ela permaneça sob supervisão médica”.

Conforme divulgação do Palácio de Buckingham, residência oficial da monarca no Reino Unido, na manhã desta quinta-feira, os filhos da rainha – o príncipe Charles, herdeiro do trono, Andrew, Anne e Edward, além de William e Harry, seus netos, foram convocados e se dirigiram à Escócia logo após o alerta sobre a saúde da rainha.

(Foto: Reprodução / Youtube – The Royal Family Channel)

“London Bridge is down” é o código a ser usado em um restrito círculo de poder do Reino Unido após a morte da rainha. A primeira a ser avisada sobre o falecimento foi a primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss. Em seguida, os chefes de governo dos 15 países onde a Rainha ainda é chefe de Estado.

Jubileu de Platina
O Reino Unido celebrou no mês de junho deste ano o “Jubileu de Platina”, evento que marcou as comemorações dos 70 anos de reinado da monarca britânica Elizabeth II. A data foi declarada pelo Palácio de Buckingham como feriado de quatro dias e contou com festidades por todo o país.

Vida e reinado
Elizabeth Alexandra Mary, nasceu em Londres, em 21 de abril de 1926 e é a primeira filha do rei Jorge VI, que subiu ao trono em 1936 após a abdicação de seu irmão, o rei Eduardo VIII, sendo a terceira na linha de sucessão.
Em 1947 casou-se com Filipe Mountbatten, com quem teve quatro filhos e viveu durante 73 anos.

Criada para assumir o trono, Elizabeth chegou a atuar na Segunda Guerra Mundial. Ela tinha 25 anos quando o pai faleceu, em fevereiro de 1952, e se tornou a primeira monarcar feminina soberana da Casa de Windsor, Governadora Suprema da Igreja da Inglaterra e Comandante Suprema das Forças Armadas do Reino Unido.

Elizabeth foi a monarca mais idosa de todos os tempos, celebrando os jubileus de prata, ouro, diamante e platina, atingindo 70 anos de reinado. Sua competência e popularidade a tornou um dos ícones da cultura britânica.

Advertisement

Leia Também

Copyright © 2021 Observatório Manaus - Desde 2012